Ciencias
Platelmintos:
Platelmintos:
Ø Platelminto e seu corpo:
Os platelmintos são seres vivos, que podem ou não causar doenças, que tem seu corpo achatado e sistema digestório imcompleto.
Ø A planária :
Ø A planária :
A planária é um platelminto de vida livre, ou seja ela não é um verme parasita.
Ela possui dois olhos muito simples na cabeça, chamados de ocelos. Eles são capases de apenas perceber a presença de luz, não conseguindo formatar imagens.
As planárias são hermafroditas, ou seja, não exista planária macho ou planária fêmea. Mas, é preciso dois indivíduos diferentes para fazer a reprodução cruzada. Ela pode também se reproduzir assexuadamente: ela espicha o corpo e se parte em duas.
Tem boca, mas ela não fica localizada na cabeça da planária e sim na parte mediana do corpo, na parte que apóia a superfície.
Ø As tênias ou solitárias:
Você já parou para perguntar por que o nome solitária? A tênia é chamada assim, pois ela e muito grande ao ponto de não caberem duas dentro de apenas um hospedeiro.
Ela é um platelminto parasita que passa parte do seu ciclo de vida no intestino humano e provoca uma doença chamada teníase.
A tênia é formada por uma cabeça, chamada escólex, com ventosas e ganchos (ou muitas vezes também apenas com ventosas) e um grande número de anéis corporais chamados proglotes.
As tênias são hermafroditas também, mas diferentemente da planaria ela não precisa de outro parceiro para se fecundar, pois cada um de seu proglotes possui útero e testículos e se autofecundam.
Existem dois tipos de tênia, a que vem do porco (Taenia solium) e a que vem de vacas ou bois (Taenia saginata)
Se não houver instalações sanitárias e os proglotes da tênia que foram liberados forem ingeridos, esse individuo que ingeriu pode pegar uma doença chamada cisticercose.
Ø Esquistossomose:
O verme Schistossoma mansoni é um verme parasita causador da esquistossomose.
Ao contrario da tênia e da planária esse verme tem dois sexos separados.
Ele possui dois tipos de hospedeiros: o hospedeiro intermediário (caramujo) e o hospedeiro definitivo (o humano)
Esse verme possui dois tipos de larva: o miracídio que se desenvolve dentro do caramujo para virar o outro tipo de larva, a cercaria, que entra dentro do corpo humano.
Me ajudaram muito. Muito obrigada! 😊
ResponderExcluir